Vaidade

Vaidade

Tuesday, August 9, 2011

De volta com o espartilho

Os primeiros espartilhos surgiram no século XVI e a principio eram usados com um único intuito: disciplinar a postura. Com o passar do tempo a peça conquistou o guarda-roupa feminino e se transformou em um forte aliado, pois controlava o que podemos chamar de formas naturais do corpo, ou seja, davam suporte aos seios, deixavam a coluna ereta, mantinham a cintura em seu devido lugar e, não bastasse isso, eram símbolo de sensualidade e elegância.
corset
Naquela época os espartilhos eram confeccionados com materiais rústicos e não muito confortáveis, como por exemplo: junco, tecidos pesadamente engomados (que atualmente são usados em tapeçarias, entre outros) e cordões. Foi exatamente por isso que no decorrer século XX, com a chegada do sutiã (feito de algodão), as mulheres acabaram esquecendo os espartilhos. A regra básica agora era conforto, ainda que isso significa-se perder todos os benefícios ao corpo que o espartilho proporcionava.
corset1
Só agora, no início do século XXI, com a constante reinvenção da moda e o avanço da tecnologia os corsets (como também são chamados) fizeram as pazes com as mulheres e voltaram ao guarda-roupa feminino. Os materiais de hoje, obviamente, são outros e os acabamentos muito mais modernos e bonitos.
Quais são os tipos de espartilho?
Há basicamente oito tipos:
Baroque
baroque
Elizabethan
elizabethan
Valentine Edwardian
valentine-edwardian
Underbust Edwardian
underbust-edwardian
Valentine Victorian
valentine-victorian
Underbust Victorian
underbust-victorian
Scarlet O’Hara
scarlet-ohara
Waist Cincher
waist-cincher
Vestida para casar
Por ser elegante e extremante sensual, é comum que as noivas escolham os espartilhos. Algumas usam como langerie, outras casam vestidas com eles. O sucesso com eles é garantido, com certeza.
vestido-de-noiva
Tempos modernos
Para quem gosta de piercings e ama corsets uma boa opção é o body corset que traduzindo quer dizer espartilho na pele. Ele se resume em dispor alguns piercings nas costas (ou em outra parte do corpo, como perna, braço, lateral da barriga, etc) e passar uma fita. Para as mulheres mais ousadas, é uma boa pedida.
corset-piercing
Onde comprar?
Lá fora existem muitas lojas e estilistas especializados, mas o Brasil já conta com um nome de peso quando o assunto é espartilho. Refiro-me a Madame Sher marca da estilista Sher, especialista em modelagem e confecção de espartilhos em terras brasileiras. Detalhe: a Sher disponibilizamuitas. opções A maior parte das fotos que ilustram este post foram retiradas do site dela.
sher1
sher2
sher3
Algumas curiosidades
  • Antigamente só as mulheres que pertenciam à nobreza podiam usar espartilho. E, quanto menor fosse à cintura delas, maiores eram as condições financeiras dos seus maridos. Isso porque elas não trabalhavam e cuidavam somente da beleza, logo os maridos tinham que ser ricos para sustentá-las;
  • Quando o padrão “cintura de pilão” foi instaurado, usar espartilho era sinônimo de elegância. Quanto mais apertado, melhor. Algumas mulheres chegavam a desmaiar, pois ficavam sem fôlego enquanto outras chegavam a quebrar algumas costelas, tamanha a força com que apertavam a peça;
  • Usando espartilho diariamente é possível diminuir o tamanho da sua cintura e acabar com os pneuzinhos. O tempo para que isso aconteça pode variar, mas em seis meses dá para perder o equivalente a 6 cm. A princípio parece pouca coisa, mas a diferença é grande. Além do mais chega a ser mais saudável do que uma lipo.

No comments:

Post a Comment